O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Guizito entrevistou... Cátia (Pérola de Feltro)

O Guizito...... artesãos portugueses.
***
Que canais utilizas para a divulgação do teu trabalho?
No início o meu trabalho começou por ser divulgado no contacto directo com as pessoas. Esta é a minha via preferida porque as pessoas podem ver pormenorizadamente as peças e apreciar muito melhor a sua beleza. O brilho que se vê nas fotografias não é igual ao que se vê ao vivo… Entretanto, por sugestão de algumas pessoas, muito recentemente comecei a divulgar também através da internet para que alguns clientes conseguissem ter acesso às novidades de forma mais cómoda e adquirissem as peças com maior facilidade.
Neste momento tenho o blogue da Pérola de Feltro.
E a página no Facebook.
*
Fala-nos um pouco de ti.Sou uma jovem de 25 anos, solteira e que neste momento se encontra activamente à procura de emprego. Adoro animais, o campo, a natureza e tudo o que esteja relacionada com ela. Gosto de bom gosto, artesanato bem confeccionado e de qualidade, feito com cuidado e carinho. *
Como caracterizas o teu trabalho e o que é que ele significa para ti?
A Pérola de Feltro é um projecto de bijuteria artesanal que criei para divulgar os trabalhos. Procuro ter peças e um atendimento de qualidade e estar disponível para quaisquer questões que os clientes tenham (através do email peroladefeltro@gmail.com). A qualidade é conseguida através dos materiais e técnicas utilizadas. Adoro utilizar contas de vidro conjugadas com as pérolas de feltro que realizo artesanalmente. Julgo que as minhas peças, apesar de diversas, têm um estilo próprio, delicado e jovial. Prefiro realizar poucas peças mas bem concebidas do que fazer peças em massa. As peças que mais gosto de fazer são as pulseiras e decidi que cada uma seria uma peça única. Ou seja, não realizo reproduções de pulseiras. Cada uma que faço e coloco à venda será seguramente única. Poderei realizar pulseiras na mesma cor mas não terá a mesma constituição.
Para mim, que criei este projecto, o meu artesanato é uma forma de libertar a minha criatividade, relaxar do dia-a-dia e cultivar uma parte de mim que já estava adormecida há algum tempo.
*
Quando começaste? Quanto tempo dedicas a esta actividade agora?
Comecei a realizar peças de bijuteria há cerca de um ano porque adorava ver a minha mãe a realizar as suas belíssimas criações em feltro. Decidi dar uma utilidade diferente ao feltro, depois descobri a feltragem, as contas de vidro e criei o meu estilo próprio para bijuteria. Neste momento, tenho a possibilidade de dedicar algum tempo extra a esta actividade. Conforme os pedidos que recebo, posso dedicar 2 ou 3 tardes a realizar algumas peças. Qual a história por trás do nome que escolheste para identificar as tuas peças?
«Pérola de Feltro». Este nome surgiu com a intenção de exprimir uma característica essencial das minhas peças: as pérolas de feltro, que são feitas por mim de modo artesanal. São peças essenciais nas minhas bijuterias, diríamos que são mesmo uma imagem de marca e daí que este nome assente como uma luva. Cada pérola de feltro, devido ao modo de fabrico, é única, o que dá um toque pessoal a cada peça de bijuteria.
*Costumas actualizar-te e aprender novas técnicas? O que fazes para te manter actualizada?Em termos de técnicas não faço um esforço consciente para me actualizar. Tenho preferência por ir explorando com os materiais nas mãos. As únicas actualizações que faço são em termos das tendências para cada estação no que concerne a estilos e cores. Qual o papel da tua família e qual a relação que tem com este trabalho?A minha mãe teve sempre um papel primordial neste projecto. Foi ao vê-la realizar as suas peças na perfeição que ganhei vontade de experimentar alguma coisa artesanal. Mas ao contrário dela dediquei-me às bijuterias. Neste momento, é a primeira pessoa que vê as minhas criações e dá o seu feedback. O meu namorado também tem tido um papel muito importante pois também é um dos meus críticos pessoais.
*
Qual a peça artesanal que tens e que mais estimas (feita por ti ou oferecida) e porquê?
Não é fácil… tenho tantas feitas pela minha mãe…e por mim… Mas adoro uma pulseira que fiz para mim em tons verde serpentina. Sempre que tenho um passeio especial ou uma ocasião levo-a…

*
Tens algum animal de estimação? Qual ou quais (nomes)?
Tenho e adoro ter a sua companhia. Aliás, o apoio a animais e a protecção animal tem sido uma área de interesse para mim. Tenho 4 passarinhos e 3 gatinhas lindas com idades muito diferentes: 9 anos (Frela), 1 ano (Anita), e 4 meses (Carlota). E juntamente com o meu namorado tenho mais duas lindas gatinhas (Franzina e Sarapica). Todas muito bem cuidadinhas. Brevemente pretendo apadrinhar mais uma menina.Coleccionas algo? O quê?
Nunca fui muito dada a colecções. Guardo recordações dos locais que visito, tais como bilhetes, panfletos, guias, etc… mas não considero que seja uma colecção.

*
Quais as tuas perspectivas relacionadas com este projecto, para os próximos 2 anos?Até ao momento o meu projecto tem dado passos pequeninos mas sólidos. Imagino que daqui a dois anos esteja mais consolidado em termos de divulgação e mais pessoas o conheçam. A divulgação na internet cada vez mais tem-me permitido realizar encomendas para pessoas de outras zonas do país que as recebem pelo correio. Imagino-me também com peças diferentes mas dentro do mesmo estilo. Resumindo, imagino algum crescimento…
Conta-nos uma pequena história/curiosidade sobre ti ou sobre este teu projecto que te tenha marcado positivamente.É difícil… O inicio do percurso foi muito marcante. Mas talvez a minha primeira mostra de artesanato tenha sido um episódio mais marcante. Adorei decorar o espaço, levar as minhas peças, criar um determinado ambiente. E quando surgiram as pessoas as reacções delas foram fantásticas. Adoravam as minhas pulseiras e os meus fios principalmente. Vendi algumas das peças mais caras que tinha na altura e que eram as minhas “pérolas” do stand. Gostaram do estilo, e da forma como eu trabalhava (estava a trabalhar ao vivo). Muitas acharam as minhas peças perfeitinhas… Foi fantástica a experiência!
***
Queres divulgar o teu trabalho?
Inscreve-te AQUI.

2 comentários:

Cátia disse...

Bom dia! Obrigada pela oportunidade de ser entrevistada pelo Guizito. Adorei ver a entrevista. Já estou a divulgar. Beijos e felicidades para o Reino! Cátia

E.M.S disse...

GOSTEI IMENSO DA TUA ENTREVISTA LINDAAAAAAAAAAAAA,LINDA PARABENS.

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...