O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Toy Art: O que são?

A arte moderna ganhou um novo impulso em 1998, através de um artista de Hong Kong chamado Michael Lau, que personalizou personagens Gi Joe, os famosos Comandos em Acção da década de 1980. Transformou os guerreiros em dançarinos de break com roupa do hip-hop.
Ao todo, o artista criou 101 peças que valem actualmente uma pequena fortuna no mercado Toy Art.

A partir de então, artistas e designers de todo o mundo abriram os olhos para esta simples e nunca antes vista forma de arte: a personalização de briquedos e o fabrico de personagens em série que desafiassem a imaginação e convidassem os seus proprietários à sua personalização.
Toy Art é um conceito que define brinquedos que não servem para brincar, atendendo a saciedade de colecionadores e a criatividade de designers e artistas.
As peças são direccionadas para adultos e adolescentes com idade acima dos 14 anos.
Teoricamente trata-se de uma tela em três dimensões voltada para a Expressão Artística, um pouco de design, moda, cultura pop e artesanato urbano.
O que diferencia os toy art dos brinquedos comuns é a sua tiragem que é sempre limitada, muitas vezes as peças são numeradas e têm até a assinatura do seu criador.
Geralmente estas peças mão são articuladas, mas quando possuem membros que se mexem estes são usados unicamente com o intuito de alterar a pose para exposição.
Na maioria dos casos os Toy Art têm formas de personagens infantis, têm cabeças grandes e proporções de desenhos animados.
Depois de personalizados podem apresentar temas que variam entre o erótico, meigo, underground, satírico, humorístico, entre outros.
Assim, não existem limites para a criatividade dos Toy art, podemos encontrá-los em vinil, plástico, madeira, metal, papel e resina.
Entre os modelos e marcas que ganharam fama neste universo podemos encontrar: Kidrobot, Munny, Kidmutante, Tokidoki, etc.Os Toy Art deram também origem à produção independente que muitos designers têm desenvolvido através das criação e venda dos seus próprios bonecos pesonalizados.
(Imagens retiradas da internet)
*
Em breve falarei um pouco mais sobre este universo que cada vez me fascina mais...

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...