O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

domingo, 26 de setembro de 2010

Vidro do Mar

Os Vidros do Mar são vidros encontrados nas praias ao longo dos oceanos, baías, rios ou lagos de grandes dimensões que foram sendo alisado pelas ondas, água e areia, criando cacos de vidro liso e fosco.
Estes Vidros do Mar foram recolhidos por nós ontem. Os da direita foram envernizados e os da esquerda não.

A cor do Vidro do Mar é determinada pela sua fonte original. A maioria provém de vidro de garrafas, mas também pode vir de frascos, placas, vidros, pára-brisas, coletes de cerâmica ou de barro.
As cores mais comuns são o verde e castanho. Essas cores vêm de garrafas usadas por empresas que vendem cerveja, sumos e refrigerantes. O vidro transparente ou branco vem de placas claras e vidros, pára-brisas, janelas, e de diversas outras fontes.
Cores menos comuns incluem o âmbar, jade, âmbar dourado ou "amberina" (usado principalmente para garrafas de bebidas espirituosas), verde-limão (de garrafas de refrigerantes durante os anos 1960), verde floresta e gelo ou azul suave (a partir de garrafas de refrigerantes, frascos de remédios, frascos de tinta, de sumos de fruta e jarros de finais dos anos 19 e início do século 20, janelas e pára-brisas). Estas cores são encontradas uma em cada 25 a 100 peças de vidro do mar.
Vidro do mar púrpura é muito raro, como limão, branco opaco (do vidro cor de leite), cobalto e azul-violeta (de Leite de Magnésia, garrafas de veneno, Bromo-Seltzer e recipientes de Vicks VapoRub) e aqua (de frascos Ball Mason e garrafas de vidro do século 19). Estas cores são encontradas uma vez para cada 200 a 1.000 peças.
Cores extremamente raras incluem o cinza, o rosa (muitas vezes de placas era da Grande Depressão), o tília (muitas vezes a partir de garrafas de vinho Mateus), o preto (mais antigo, verde-oliveira muito escuro), o amarelo (muitas vezes utilizado a partir de 1930 para contentores de vaselina), o turquesa (de mesa e arte em vidro), o vermelho (muitas vezes de luzes de presença de carros, louça ou de luzes náuticas, encontra-se uma vez a cada 5.000 peças) e o laranja (o tipo menos comum de vidro do mar, encontrou uma vez em cerca de 10.000 peças). Estas cores são encontradas uma vez para cada 1.000 a 10.000 peças recolhidas. Alguns pedaços de vidro preto são muito antigos, provenientes de gin do século XVIII, cerveja e garrafas de vinho.
Como recolher conchas ou pedras, a recolha de Vidro do Mar é um hobby entre os banhistas e beachcombers, e muitos gostam de encher jarros decorativos ou fazer jóias destes achados. Hobbyists gostam de desfrutar da busca e colecta de Vidro do Mar, bem como de identificar as suas origens.


Os Vidros do Mar podem ser encontrados em todo o mundo, mas as praias do nordeste dos EUA, México, Havai, Porto Rico, Maine, Nova Escócia, A Baía de Chesapeake, na Califórnia e sul da Espanha são famosas para a sua recolha. A melhor altura para uma colecta é durante as marés vivas e durante a primeira maré baixa depois de uma tempestade.
(Adaptado daqui.)

O Vidro do Mar pode ser usado para fazer por exemplo, lindas pulseiras como a que vos mostro abaixo.
Foto tirada daqui.
Em breve mais informações e curiosidades sobre este tema.

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...