O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Brinquedo Português

Aqui no Reino temos um gosto particular por brinquedos o que não será muito estranho não é?
Gostaria de vos deixar aqui um texto que fala sobre este assunto :)
(ADORÁMOS O CARACOLINHO! QUE VONTADE DE O TRAZER PARA O REINO...)
(Foto tirada no Museu do Brinquedo.)
«O brinquedo português pode ser encarado como um caso particular na história do brinquedo, pelas suas características, a que mais adiante faremos referência.
A zona mais importante na produção de brinquedos em Portugal é a região do Porto: aqui encontramos uma maior afluência no fabrico e na confecção do brinquedo.
Os primeiros brinquedos portugueses eram feitos de barro, madeira e cartão. Os bonecos de barro de longa tradição podem ser encarados como um caso especial de brinquedos visto terem uma dupla função - são utilizados como enfeites e também podem ser brincados.
O brinquedo de madeira deve ter surgido no final do século na zona Norte do país; a técnica de fabrico deste tipo de brinquedos era transmitida de pais para filhos, donde podemos concluir tratar-se um artesanato.
Os fabricantes do norte de brinquedos de madeira são Alberto da Silva Escura, Agostinho da Costa Carneiro (pai) e os seus outros filhos António, Alberto e Cipriano de Vermoim. Em Ermesinde, São Paio, António Duarte Ferreira, César Duarte Ferreira e Aurélio Santos Ferreira. As áreas mais importantes são Valongo, Ermesinde, Vila Nova de Gaia, Oliveira do Douro, e mais particularmente Viana do Castelo, Barroselas, Capareiros, Oliveira de Azeméis, na Vila de Cucujães e S. João da Madeira.
Entre os brinquedos tradicionais de madeira, podemos referir os brinquedos articulados com pombinhos, ciclistas, carros de bois, etc. Dos brinquedos em cartão é de referir aos soldados em papel para recortar que surgiram pela primeira vez no ano de 1880, em edição da "Casa Militar à Porta" em Lisboa, e em, 1919 no Porto. A partir de 1925, construções para armar impressas em papel e papelão fino vendem-se pelo País.
Brinquedos de pasta de papel (gessado) como corças, cavalinhos, bonecas, caraças e soldados são fabricados a partir de 1916.
A firma "Costa & Silva" da Figueira da Foz, regista em 1921, a marca "Brynquedo" e inicia a produção de brinquedos de pasta e de soldadinhos de chumbo. Estes eram vestidos com fardamento português e estrangeiro. A partir de 1930 publicam-se em Lisboa, folhas de cartolina de soldados da Legião e da Mocidade Portuguesa.»
(CYNTHIA DIAS, in O Brinquedo Português do Post-Guerra ao Plástico.)
***
Eu pessoalmente adoro saber mais sobre o Brinquedo Português, tenho que pesquisar para ver se haverá algum livro sobre o assunto :)

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...