O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que é o Steampunk?

«Steampunk é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, ou num universo semelhante a uma época anterior da história humana, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O gênero steampunk pode ser explicado de maneira muito simples, comparando-o a literatura que lhe deu origem. Baseado num universo de ficção cientifica criado por autores consagrados como Júlio Verne no fim do século XIX, ele mostra uma realidade espaço-temporal na qual a tecnologia mecânica a vapor teria evoluído até níveis impossíveis (ou pelo menos improváveis), com automóveis, aviões e até mesmo robôs movidos a vapor já naquela época.»
Copiado daqui.
*
Michihiro Matsuoka é um artista japonês que gosta de dar forma a criaturas literalmente do outro mundo. EStwe artista parece apreciar o lado mais demente e bizarro da arte, mais precisamente o tal género artístico chamado steampunk…

Nascido em 1969, Michihiro recorre às memórias da sua infância para dar vida a criaturas estranhas e fascinantes. Ele utiliza principalmente argila e manipula-a até ela ficar parecida com cobre envelhecido ou outro tipo de metal. As esculturas são trabalhadas ao pormenor e finalmente pintadas com tinta acrílica de forma engenhosa para que fiquem com um aspecto gasto e envelhecido…
O resultado é fantástico, as criaturas de Michihiro são tão invulgares que mais parecem ser personagens tiradas de um livro de fantasia. Fiquem com a beleza da arte steampunk, aqui sob a forma das esculturas de Michihiro Matsuoka…
As suas obras aqui.
*
Em breve falarei de mais artistas deste tipo de arte que estou a adorar conhecer melhor...

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...