O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

domingo, 9 de janeiro de 2011

Projecto 365: Tirar uma foto por dia e ver a vida de uma maneira totalmente nova.


Corriqueiramente ouço as pessoas sem mais nem menos dizerem: «o tempo passa muito rápido» ou «o tempo voa», realmente concordo. Cheguei até a falar disso aqui. O tempo passa realmente com uma rapidez surpreendente.
*
Por quê criar um diário fotográfico?
Imagina seres capaz de olhar para trás em qualquer dia do ano e lembrares-te do que fizeste, de quem conheceste, o que aprendeste... (Muitas vezes temos dificuldade de nos lembrarmos o que fizemos ontem ou mesmo na noite anterior, muito menos de que se passou há um ano atrás!)
Um álbum de fotos de um ano inteiro será uma maneira surpreendente para eu documentar as viagens e conquistas, as minhas alegrias, tristezas, os relacionamentos. Vou tentar capturar os acontecimentos de um dia numa única foto. Algo novo que comi, algo que acabei de aprender a fazer, algo que me fez sorrir. Gostaria até de tirar uma foto de mim mesma pelo menos uma vez por mês, mas normalmente não gosto de me ver nas fotos…
Espero que ao tirar uma foto por dia me vá tornar também numa fotógrafa melhor. Usando a máquina uma vez por dia vai ajudar-me a aprender os meus limites: a compor as minhas imagens, a preocupar-me mais com a iluminação, tornar-me mais criativa com as fotografias, isto porque de alguma maneira serei «forçada» a trazer para casa algo novo a cada dia.
*
A não esquecer, para a concretização deste Projecto 365:
Andar sempre com máquina fotográfica ou com o telemóvel: mercearias, restaurantes, festas, filhos, trabalho e escola, etc.
*
Fácil visionamento das fotos tiradas:
As fotos serão colocadas no Flickr: mais propriamente aqui.
*
Contar uma História
Vou tentar usar os posts do nosso blog, ou apenas a descrição da foto, para explicar o que aconteceu em cada foto diária. O jantar que me soube tão bem, o que me fez querer tirar uma foto a um estranho, aquela flor, aquele chão que pisei, espero ter uma melhor noção do que fiz e porque fiz...
*
Don't Stop, No Matter What
Esta é talvez a parte mais importante de todas. Espero não me cansar de tirar uma foto por dia.
Sei que haverão momentos em que vou pensar que não há nada de interessante para fotografar, e por vezes terei a sensação que não fiz nada de excitante o suficiente nesse dia que mereça ser fotografado. No entanto um bom conselho para mim mesma: há sempre uma grande foto a ser feita!
Espero que o estímulo de ver o meu diário fotográfico a aumentar em cada dia me faça continuar este projecto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Faço isso para minha filha (Valentina Crisne) desde seu nascimento 04/03/11, posto todo dia no seu álbum no Picasa (google) não sei até quando, pois da um trabalho!!!! Hoje (06/07/12) ela tem 491 dias de vida e tenho 491 fotos postadas.

Nélio Joaquim.

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...