O nosso reino é tudo isto, e muito mais...

«Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.»

~ Neil Gaiman ~

sábado, 16 de março de 2013

Retratos "CARTE DE VISITE" e... os meus bigodes :)

Tenho uma nova paixão... as fotos antigas (por enquanto só cdv). É algo que tenho andado a «namorar» há alguns meses mas finalmente comecei a coleccioná-las.
***
De acordo com a Wikipedia:
«Carte-de-visite ou carte de visite (em português: cartão de visita) é o nome dado a um antigo formato de apresentação de fotografias, patenteado pelo fotógrafo francês André Adolphe Eugène Disdéri em 1854. De tamanho diminuto (9,5 x 6 cm), a foto, geralmente revelada pela técnica de impressão em albumina, era colada em um cartão de papel rígido um pouco maior (10 x 6,5 cm aproximadamente).

O carte-de-visite tornou-se modismo mundial durante a década de 1860 e popularizou a arte do retrato, conferindo ao fotografado o status de distinção e representação social. Como padrão universal, o carte-de-visite era trocado entre familiares, amigos e colecionadores do mundo todo, já que cabia em uma envelope de carta comum.

Apesar de seu sucesso, o cartão de visita foi aos poucos suplantado pelo formato conhecido como carte cabinet (em português: cartão gabinete), surgido na década de 1870, tecnicamente igual ao antecessor, embora com dimensões maiores.»
***
«O posicionamento socioeconómico de uma determinada família pode ser aferido através do seu espólio fotográfico (estando este ainda intacto): a época em que os seus membros tiram os primeiros retratos; a época em que recebem as primeiras ofertas de retratos, por parte de parentes e amigos; os locais onde estes retratos são tirados; todos estes indícios podem ser preciosos para caracterizar a história de uma família. Do mesmo modo, a fotografia antiga permite um melhor conhecimento dos antepassados: a sua fisionomia, a sua estatura, postura e modo de vestir. É claro que muito do que era o retrato, sobretudo na segunda metade do século XIX, dependia da encenação criada pelos fotógrafos: a pose, o cenário de fundo, os adereços e, em alguns casos, também a indumentária. E toda esta parafernália ia alterando-se, seguindo a evolução da moda. Deste modo, o retrato antigo, geralmente em formato "carte de visite" (cartão de visita), tem importância para a História da Arte: ao nível das artes decorativas, do mobiliário e de vários outros aspectos. Tem ainda importância para a História da Técnica. Não podemos também negligenciar os timbres dos fotógrafos, muito interessantes para o estudo do papel timbrado e da História das Artes Gráficas, assim como as dedicatórias, que revelam autógrafos valiosos, cumplicidades entre quem oferece e quem recebe, permitindo igualmente datar, com certa precisão, muitos retratos. 
Em suma, o estudo da fotografia antiga e do retrato "carte de visite" em particular, tem diversas implicações, para além de ser, obviamente, um auxiliar precioso dos estudos de Genealogia e de História da Família.
Hoje, porém, assiste-se a um perigoso hiato entre os velhos álbuns fotográficos da transição do séc. XIX para o início do século XX e os retratos dos últimos anos do século XX - época em que o retrato já estava banalizado em termos sociais. Muitos desses álbuns antigos, com retratos em formato de cartão de visita, incluem apreciável quantidade de imagens fotográficas não identificadas, ainda que correspondam a antepassados directos dos seus actuais possuidores. Aliás, era comum não colocar, no verso, o nome dos retratados, quando estes eram bem conhecidos. Porém, passaram muitas décadas. Sem conseguir já identificar visualmente esses antepassados, por se terem extinguido já as gerações que podiam ainda lembrar-se deles, os possuidores de tais álbuns tendem a desligar-se afectivamente dos mesmos. Tornam-se mais propensos, pois, a negligenciá-los ou, em muitos casos, a desmembrá-los (para vender ou até destruir parte do espólio), guardando somente algumas fotos previamente identificadas. Mesmo quando não ocorre uma destruição completa do espólio fotográfico familiar mais antigo, perde-se a própria compreensão da lógica de preenchimento destes álbuns, com tais operações de retirada de retratos "carte de visite". »

Sem comentários:

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...